Apuração do Carnaval de Santos 2026: g1 transmite ao vivo
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Apuração do Carnaval de Santos 2024 acontece nesta terça-feira (10), no Teatro Municipal Braz Cubas
Arquivo/Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
A apuração dos desfiles das escolas de samba de Santos, no litoral de São Paulo, acontece nesta terça-feira (10). A contagem das notas será do Grupo de Acesso e, depois, do Grupo Especial. Toda a apuração será transmitida ao vivo pelo g1, a partir das 12h.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Como será a apuração?
A leitura das notas das escolas de samba será realizada no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos. O acesso ao evento será restrito a cinco representantes por escola de samba, devidamente credenciados.
A Comissão Julgadora é integrada por 36 julgadores, garantindo-se 4 julgadores por quesito, indicados exclusivamente pela Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS). Caso algum julgador não atribua nota a uma ou mais Escolas de Samba, todas as notas deste julgador serão anuladas, prevalecendo as notas válidas dos outros julgadores do quesito.
A menor pontuação será descartada, assim como ocorre nos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro. A ordem de leitura das notas para os dois grupos será definida por meio de sorteio, horas antes do começo da apuração, durante a reunião da Comissão do Carnaval com os presidentes das Escolas de Samba.
São nove quesitos de avaliação: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala/Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Premiação, acesso e descenso
Após a apuração, as campeãs serão conhecidas. De acordo com o regulamento, a premiação para a escola campeã do Grupo Especial será de R$ 35 mil, enquanto a vice-campeã ficará com R$ 20 mil. A campeã do Grupo de Acesso recebe apenas o troféu.
De acordo com o regulamento, duas escolas do Grupo de Acesso vão subir ao Grupo Especial no carnaval de 2027. As duas últimas colocadas do Grupo Especial cairão para o Grupo de Acesso no próximo ano, mantendo o carnaval santista com oito escolas no Grupo Especial e sete no Acesso.
PRIMEIRO DIA: Celebridades, cultura santista, africana e fábulas marcam o 1º dia dos desfiles das escolas em Santos
SEGUNDO DIA: Povos indígenas, preservação do mar, periferia e o jogo do bicho: escolas de samba encantam no 2º dia de desfiles em Santos
Carnaval 2026 em Santos: Unidos dos Morros falou sobre o jogo do bicho
Alexsander Ferraz
Relembre os desfiles
O primeiro dia de desfiles contou com a apresentação de quatro escolas do Grupo Especial: União Imperial, Real Mocidade, Vila Mathias e Independência. Além das três do Grupo de Acesso: Brasil, Império da Vila e Bandeirantes do Saboó.
No sábado, quatro escolas do Acesso passaram pela Passarela Drauzio da Cruz: Imperatriz Alvinegra, Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste e Sangue Jovem. Em seguida, vieram as escolas do Grupo Especial: Padre Paulo, Amazonense, X-9 e Unidos dos Morros.
FOTOS: Veja como foi o 1º dia de desfiles das escolas de samba em Santos, SP
FOTOS: Veja como foi o 2º dia de desfiles das escolas de samba em Santos, SP