Chuva deixa desabrigados, provoca desabamentos e mobiliza resgates em áreas alagadas no litoral de SP; VÍDEO
04/01/2026
(Foto: Reprodução) Chuva deixa desabrigados e mobiliza resgate com botes no litoral de SP
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista e o Vale do Ribeira neste domingo (4) deixaram 42 pessoas desabrigadas — 38 em Mongaguá e 4 em Peruíbe. Em Cubatão, os moradores que ficaram desalojados já retornaram para suas casas após vistorias.
Também houve registros de desabamentos, transbordamento de rio e alagamentos nas cidades afetadas. Equipes da Defesa Civil usaram botes para resgatar moradores e turistas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Defesa Civil Estadual, um sistema frontal que atua em grande parte do estado ocasionou pancadas de chuva em diversas regiões. O maior acumulado na Baixada Santista, conforme dados das prefeituras, foi em Cubatão com 99,4 milímetros em 24h.
O órgão alertou que as chuvas continuam e que os acumulados podem provocar alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de declive.
Estragos
Em Mongaguá, na manhã deste domingo (4), a Defesa Civil do Estado informou que houve diversos alagamentos em ruas, com o nível das águas afetando moradias. Também ocorreu a queda de uma estrutura metálica na Praça Dudu Samba.
O órgão acionou equipes do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), solicitando apoio de embarcações para atendimento aos moradores afetados.
“Em razão da situação, aproximadamente 30 pessoas estão desabrigadas e estão sendo encaminhadas para o abrigo instalado no Ginásio Arturzão, localizado na Rua Caraguatatuba, nº 82–154, no Balneário Litoral Paulista”, informou a pasta.
A Defesa Civil Municipal permanece em campo, prestando auxílio aos munícipes e realizando o monitoramento da situação.
Cubatão
Alagamentos foram registrados em Cubatão (SP)
Defesa Civil de São Paulo
Em Cubatão, a Defesa Civil informou que o Rio Pilões transbordou nesta manhã, atingindo nove casas da região. As famílias chegaram a ser encaminhadas para a Sede da Melhoramentos e para a Igreja Evangélica Vivo Deus, mas o nível do rio já baixou e elas retornaram para casa após vistorias realizadas por equipes da prefeitura.
“As equipes da Defesa Civil do Município permanecem em campo, realizando o levantamento dos danos e prestando suporte aos munícipes”, disse a pasta. O g1 solicitou mais informações à prefeitura, mas não teve retorno.
A Secretaria de Assistência Social acompanha as famílias para verificar necessidades imediatas, enquanto o Fundo Social de Solidariedade foi mobilizado para fornecer kits de alimentos, limpeza e higiene pessoal.
A Defesa Civil continua monitorando o nível do rio e mantém em operação o Plano de Contingência para o período chuvoso, com atenção especial às áreas de encosta e às regiões habitadas próximas ao polo industrial.
Peruíbe
Pessoas foram resgatadas com apoio de bote em Peruíbe (SP)
Defesa Civil de São Paulo
Já em Peruíbe, o município pontuou que está em estado de alerta. A Defesa Civil do Estado informou que houve alagamentos em vias públicas e foi necessário o uso de um bote para remoção de uma família de turistas no bairro Caraguava.
O município informou que também houve uma solicitação para queda de árvore, sem registro de vítimas. “As equipes seguem em monitoramento contínuo, com vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, e permanecem de prontidão para atendimento à população”, disse a pasta.
Vale do Ribeira
Destelhamento na Vila Olímpica de Juquiá
Divulgação
Em Juquiá, no Vale do Ribeira, a Defesa Civil Municipal informou que foram registradas rajadas de vento de até 52 km/h nesta manhã. Uma residência desabou por conta dos ventos e um dos moradores ficou ferido, sendo socorrido com escoriações.
O outro morador ficou desalojado. Além disso, houve um destelhamento na Vila Olímpica municipal, sem registro de vítimas. “A Defesa Civil continua realizando vistorias nas áreas afetadas”, informou a Defesa Civil de SP.
Também no Vale do Ribeira, foram registradas três quedas de árvores na Rodovia Ivo Zanella, na altura de Pariquera‑Açu (SP). O trecho chegou a ser interditado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para limpeza da via, mas já foi liberado.
Queda de árvore em rodovia de Pariquera-Açu (SP)
Defesa Civil de São Paulo
Sem ocorrências
Até a última atualização da reportagem, as prefeituras de Santos, Bertioga, São Vicente e Praia Grande informaram que não havia ocorrências por conta das chuvas.
Santos e São Vicente relataram trechos de alagamentos que afetaram o trânsito, e também foram registradas quedas de galhos em Santos. Os municípios informaram que estão em estado de observação.
O g1 não teve um retorno dos demais municípios até a última atualização.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos