Conheça mais a idealizadora do Construinova Litoral: a AMEA
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Construinova foi idealizado pela diretoria da AMEA que fica no cargo até 2026
Divulgação
Quando o Construinova surgiu há dois anos, tinha um propósito: trazer atenção para o Litoral Sul, um berço de oportunidades para quem quer construir e, ser um elo entre quem vem do Vale do Ribeira e quem está nas cidades centrais e ao norte da Baixada Santista.
Tanto é que a 1ª edição foi um sucesso! O público pedia bis, mas 2024 foi um ano eleitoral, com desafios na Cidade e a diretoria da Associação Mongaguaense dos Engenheiros e Arquitetos (AMEA), resolveu fazer o evento este ano.
Diretoria aliás que tem a frente a primeira mulher presidente da entidade, a engenheira civil Ana Paula Ribeiro de Lara, de 32 anos. Mais jovem que a associação que preside, mas com experiência agregada no cargo que já ocupa desde 2022 e vivência no setor. “Nossa diretoria veio com o propósito de inovar, de trazer uma entidade que de fato conversasse com os profissionais da Cidade. Hoje eu vejo que Mongaguá enfrenta mudanças, um novo governo, e é muito importante que a AMEA converse com todo mundo para ajudar a construir um cenário favorável tanto para a sociedade quanto para os profissionais”, diz a presidente.
Ana Paula Ribeiro de Lara é a primeira mulher presidente da AMEA em 34 anos da Associação
Divulgação
Entre os assuntos que são abordados em reuniões e eventos: a participação no Condema, Comtur, conselhos ligados ao Meio Ambiente e Turismo, e no Comitê de Bacias Hidrográficas. E tudo que é tratado é levado aos profissionais que também contribuem com sugestões.
Já em relação ao Construinova Litoral, o evento será entre os dias 31 de outubro, das 9h às 19h e 1º de novembro, das 10h às 16h, no Centro Cultural Raul Cortez, na Av. São Paulo, 3.465 – Mongaguá. E o público vai poder ter experiências imersivas. “Vamos ter óculos 3D vendo como que vai ficar o novo espaço da entidade, a questão da experiência de acessibilidade, de estar no lugar da pessoa com mobilidade reduzida, enfim, a gente vai ter experiências diversificadas, isso que o público pode esperar do evento”.
Outros membros da Diretoria
O engenheiro civil Julio Cesar Alves, é o vice-presidente financeiro da AMEA e um dos elos da Associação com o Poder Público, já que atua como gestor de obras públicas e enxerga como fundamentais eventos como este. “Criamos o Construinova Litoral para ter um encontro desse ecossistema da construção civil, das pessoas que trabalham, para ter um espaço para falar sobre os assuntos, as demandas, as dificuldades e para capacitar a mão de obra que está em falta. A ideia é também levar a eles o que tem de inovação, tecnologia, para se atualizarem”, conta.
Quem também reforça este propósito é o vice-presidente administrativo da AMEA, Alan de Paula Reis. Ele diz que o objetivo é fazer a diferença para os profissionais da área: pedreiros, engenheiros, arquitetos, etc. “Estes eventos somam conhecimento a expertise que cada um já tem. Conseguimos unir a classe, para que eles caminhem em prol de um bem comum, que é melhorar a sociedade nessa parte da engenharia e todo mundo unido, o negócio sempre é um progresso. Que o Construinova traga estes olhos para o Litoral Sul e enxergue este potencial de investimento”, completa.
Os conselheiros fiscais também são deste time da organização. A arquiteta Natacha Anita Montes Stracieri, diz que é uma honra fazer esse trabalho com amor e dedicação, buscando sempre melhorias para a cidade e para os profissionais da área.
“O Construinova promete transformar nossa forma de enxergar as cidades, trazendo mais conhecimento, tecnologia, inovação e acessibilidade, temas essenciais nos dias de hoje. Eu mesma trabalho com decoração, móveis planejados e tudo isso faz parte deste ecossistema da Construção”, diz.
Diretoria quer levar conhecimento, inovação e muito networking para os visitantes do evento
Divulgação
Mesma expectativa tem David Henrique da Silva Matos, hoje conselheiro fiscal, mas que começou como estagiário da AMEA. “Para essa edição da Construinova, o público pode esperar muitas novidades voltadas à representatividade e à inovação no setor e sabemos que isso é fundamental.
Outra conselheira fiscal que também integra a diretoria e atua na organização de eventos é Thayna Francisco Machado, que está otimista com o Construinova. “O que com certeza as pessoas podem esperar é muito networking, inovação tecnológica e uma verdadeira imersão no futuro da construção civil em um só espaço. É uma oportunidade única para conhecer tendências, trocar experiências e descobrir também como a construção do amanhã já está acontecendo hoje”, finaliza.