Delegado Ruy Ferraz Fontes foi assaltado com arma na cabeça ao lado de esposa um ano antes de execução
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Ex-delegado-geral da Polícia Civil é rendido com arma na cabeça e assaltado em Praia Grande
Ruy Ferraz Fontes, o ex-delegado-geral de São Paulo executado por criminosos em Praia Grande, no litoral paulista, sofreu um assalto à mão armada ao lado da esposa um ano e nove meses antes. Na ocasião, dois criminosos foram presos.
A execução aconteceu na última segunda-feira (15), na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim. Câmeras de monitoramento registraram a participação de ao menos três criminosos no atentado.
O assalto ocorreu em dezembro de 2023, no bairro Canto do Forte, também na cidade. Conforme apurado pelo g1 à época, o casal tinha acabado de sair de um restaurante e estava a caminho de casa. Eles estavam em uma moto e, ao seguirem em direção ao estacionamento, foram abordados pela dupla, que também estava em uma motocicleta.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ex-delegado geral da Polícia Civil é assaltado com arma na cabeça ao lado da esposa
Reprodução
Nas imagens, é possível ver que o ex-delegado-geral levantou os braços em sinal de rendição quando um dos criminosos apontou a arma na direção da cabeça dele. O comparsa checou os bolsos da vítima, pegou um cordão do pescoço dela e fugiu. Em seguida, o ladrão armado também roubou um objeto do pescoço de Ruy e fugiu na moto do ex-delegado-geral.
Conforme informado à época pela Polícia Civil, os criminosos, ambos de 21 anos, foram presos em flagrante na Rua Antônio Cardoso Ferreira por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vídeo mostra primeiro ataque a delegado após assassinos fazerem 15 minutos de tocaia
Arma de ex-delegado Ruy Ferraz estava na bolsa dele durante ataque, diz delegado
Governo de SP cria força-tarefa para prender assassinos de ex-delegado
Ruy Ferraz Fontes estava acompanhado da esposa quando foi rendido em Praia Grande
Reprodução
O que os criminosos roubaram?
A dupla chegou a fugir com celulares, joias, cartões e a moto do casal. Após serem detidos, os criminosos confessaram o crime e foram identificados pelas vítimas, que recuperaram um celular e a moto.
A motocicleta usada pelos ladrões foi apreendida e o caso foi registrado como roubo, associação criminosa, localização/apreensão e entrega de veículo e objeto na Delegacia de Polícia de São Vicente.
Execução
Delegado Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros em Praia Grande, SP
Ataques, fuga e execução
Com base nas imagens de monitoramento da prefeitura, os criminosos chegaram à Rua Arnaldo Vitulli, ao lado da Secretaria de Educação (Seduc), às 18h02 de segunda-feira (15).
Eles permaneceram de tocaia até às 18h16, quando o ex-delegado passou de carro e foi alvo dos primeiros disparos de fuzil.
Ruy Ferraz Fontes tentou escapar pela Rua 1º de Janeiro, mas foi perseguido por cerca de 500 metros. Na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, bateu em um ônibus e capotou. Nesse momento, três criminosos armados com fuzis desceram do carro.
Um deles ficou na contenção, enquanto os outros dois se aproximaram do veículo e executaram o ex-delegado com diversos disparos.
Infográfico - Dr. Ruy Ferraz é morto a tiros em praia Grande
Arte/g1
Entenda o que se sabe sobre a execução do delegado Ruy Ferraz Fontes
Quem era Ruy Ferraz Fontes
Formado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, com pós-graduação em Direito Civil, Fontes teve passagens por delegacias especializadas como o DHPP, o Denarc e o Deic. Foi justamente no Deic, no início dos anos 2000, como chefe da 5ª Delegacia de Roubo a Bancos, que ele iniciou investigações sobre o PCC, sendo responsável por prender lideranças da facção e mapear sua estrutura criminosa.
Sua atuação foi decisiva durante os ataques de maio de 2006, quando o PCC promoveu uma série de ações violentas contra forças de segurança em São Paulo.
Entre 2019 e 2022, comandou a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nesse período, liderou a transferência de chefes do PCC de presídios paulistas para unidades federais em outros estados, medida considerada estratégica para enfraquecer o poder da facção dentro das cadeias.
Ruy Fontes participou de cursos no Brasil, na França e no Canadá, e também foi professor de Criminologia e Direito Processual Penal.
Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, cargo que ocupava até agora, quando foi assassinado.
Delegado Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros no litoral de SP
Prefeitura de Praia Grande e Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos