Feriado prolongado registra 105 salvamentos e uma morte no mar no litoral de SP
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Grupamento de Bombeiros Marítimos detalha operações durante feriado no litoral de SP
Uma pessoa morreu e 105 foram salvas no mar da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, durante o feriado prolongado da Consciência Negra, entre os dias 20 e 23 de novembro. O balanço foi divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) nesta segunda-feira (24).
A única morte por afogamento aconteceu no sábado (22), em Itanhaém. Já Guarujá concentrou o maior número de salvamentos, com 50 ocorrências e 84 vítimas retiradas do mar. De acordo com o GBMar, não houve registros de desaparecidos durante o feriado.
Durante os quatro dias de feriado, as equipes do GBMar realizaram 44.393 ações preventivas nas praias do litoral paulista, orientando banhistas sobre os riscos e as condições do mar.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp
Surfista de 23 anos é salvo durante afogamento em Mongaguá
Segundo o guarda-vidas Rogério Siqueira, ao todo, seis vítimas receberam atendimento em Mongaguá: cinco menores de 13 anos e um surfista de 23 anos, que caiu da prancha e se afogou. Um vídeo obtido pelo g1 registra o momento do salvamento do homem (veja acima).
O sábado foi o dia mais crítico, com 34 ocorrências, representando o pico de trabalho das equipes de salvamento. Veja abaixo as ocorrências mais graves e o número de casos por cidade:
🛟Morte em Itanhaém
Na manhã de sábado, durante patrulhamento preventivo, guarda-vidas foram avisados por banhistas sobre o desaparecimento de um homem no mar. A vítima, de 60 anos e morador da capital paulista, foi encontrada inconsciente.
Os socorristas iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) enquanto equipes de apoio e o Suporte Avançado eram acionadas. O homem foi levado à UPA de Itanhaém, mas não resistiu; o óbito foi confirmado pela equipe médica.
🛟Salvamento em Praia Grande
Também na manhã de sábado, na Praia da Aviação, uma mulher de 60 anos desmaiou na faixa de areia e entrou em parada cardiorrespiratória após possível afogamento secundário.
Um guarda-vidas iniciou o socorro antes da chegada do atendimento avançado. Ela foi levada ao Pronto-Socorro Central, onde permaneceu estabilizada.
Confira o número de salvamentos por cidade:
🛟Guarujá: 50 ocorrências e 84 vítimas resgatadas;
🛟Mongaguá: 6 ocorrências e 6 vítimas salvas;
🛟Itanhaém: 6 ocorrências, 6 vítimas salvas e 1 óbito;
🛟Bertioga: 4 ocorrências e 4 vítimas salvas;
🛟Praia Grande: 4 ocorrências e 4 vítimas salvas;
🛟São Vicente: 1 ocorrência e 1 vítima salva.
Guarujá (SP), foi a cidade com maior número de salvamentos do BMar no feriado.
Davi Ribeiro/A Tribuna
Leia também:
FERIADO: Veja passeios e atrações na Baixada Santista
IMPRÓPRIA: 40 praias do litoral de SP estão impróprias para banho no feriado; confira a lista
MOVIMENTO: Operação Descida deve levar multidão às praias da Baixada Santista; até 298 mil veículos esperados
Praias lotadas
As praias da Baixada Santista ficaram lotadas durante feriado prolongado da Consciência Negra. Confira como foi o movimento:
Praias da Baixada Santista ficam lotadas durante feriado prolongado