Governo de SP recebe propostas de quatro empresas para o leilão das travessias de balsas
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Governo de SP marca leilão de concessão das travessias de balsa para novembro.
Divulgação
Quatro empresas apresentaram propostas para participar do leilão das travessias litorâneas do litoral de São Paulo. O certame, que tem investimento estimado de R$ 2,5 bilhões, está marcado para às 16h da próxima quinta-feira (13) na Bolsa de Valores de São Paulo.
Os envelopes manifestando interesse em participar do leilão deveriam ser entregues até esta segunda-feira (10). Participarão do leilão as empresas: Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda, Comporte Participações S.A, Consórcio Travessias SP e CS Infra S.A.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Vencerá o leilão a empresa que oferecer o maior percentual de desconto sobre a contrapartida pública anual, de R$ 413 milhões. No total, o projeto contempla 14 linhas aquaviárias:
Confiras as travessias contempladas:
Litoral de São Paulo
Travessia Santos – Guarujá
Travessia Santos – Vicente de Carvalho
Travessia Bertioga – Guarujá
Litoral Norte
Travessia São Sebastião – Ilhabela
Litoral Sul
Travessia Cananéia – Ilha Comprida
Travessia Cananéia – Continente
Travessia Iguape – Juréia
Travessia Cananéia – Ariri
Região Metropolitana de São Paulo
Bororé – Grajaú
Taquacetuba – Bororé
João Basso – Taquacetuba
Reservatório de Paraibuna (Vale do Paraíba)
Porto Paraitinga
Porto Varginha
Porto Natividade da Serra
Atualmente, o sistema atende em torno de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. Por se tratar de uma concessão, e não de privatização, ao final do contrato os ativos retornam para a administração do Estado.
Governo de SP entrega balsa reformada para travessia entre Santos e Guarujá
Concessão
De acordo com a Secretaria de Parceria e Investimentos (SPI), responsável pelo processo de concessão, a empresa vencedora deve assumir a operação do serviço pelos próximos 20 anos.
No primeiro ano da concessão, embarcações movidas a diesel começarão a ser substituídas por modelos elétricos onde a infraestrutura local permitir. Até o sexto ano, a previsão é de que toda a frota seja renovada.
Além das melhorias na frota, todos os terminais serão reformados ou construídos com foco em conforto, acessibilidade e segurança. O projeto inclui ainda investimentos em novos flutuantes e ampliação dos existentes.
G1 em 1 minuto - Santos: Governo de SP marca leilão para concessão das travessias hídricas
Serão 45 novas embarcações para atender a população, com a garantia de manutenção da mesma base tarifária e gratuidades praticadas atualmente. Além disso, a gratuidade para pedestres também passará a valer para a travessia Santos-Guarujá.
No caso da travessia Santos-Guarujá, a SPI destacou que também haverá a requalificação dos terminais, novos calçamentos, cobertura nos acessos e novas embarcações com maior capacidade de transporte de veículos e pedestres, além do aumento na frequência de viagens para reduzir filas.
A concessão permitirá a renovação da frota com embarcações elétricas, melhorias em terminais e adoção de novas tecnologias, promovendo mais conforto, segurança e sustentabilidade, segundo a SPI.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos