'Navio fantasma' volta a aparecer no litoral de SP e surpreende banhistas; VEJA
23/10/2025
(Foto: Reprodução) 'Navio fantasma' voltou a aparecer, em Santos (SP), e surpreendeu banhistas
Gerson Rodrigues/TV Tribuna
O veleiro inglês Kestrel, encalhado na orla santista há 130 anos, surpreendeu banhistas que passaram pela praia do Embaré, no canal 5, nos últimos dias, devido à maré baixa. Uma fotografia obtida pelo g1 mostra os destroços do 'navio fantasma' totalmente visíveis (veja acima).
Em nota, a Prefeitura de Santos confirmou que os destroços do veleiro inglês ficaram visíveis após o recuo da maré desde o último fim de semana. A administração municipal informou que o local é totalmente cercado e possui sinalização para coibir a presença de banhistas naquela área e, assim, evitar acidentes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O flagrante foi realizado pelo jornalista Gerson Rodrigues na manhã de quarta-feira (22). Ao g1, ele contou que fez o registro durante uma caminhada. Nas redes sociais, ele compartilhou a imagem com a frase: 'Hoje ele deu o ar da graça'.
"A maré estava bem recuada. [...] Estava bem visível, bem aparente hoje, bem legal", contou.
'Navio fantasma' voltou a aparecer, em Santos (SP), e surpreendeu banhistas
Gerson Rodrigues/TV Tribuna
O monitoramento do local é feito pela administração municipal desde 2017, quando os primeiros registros dos destroços da embarcação vieram à tona. Outras aparições foram documentadas em julho de 2018, agosto de 2019 e julho de 2020.
Após os primeiros registros, uma equipe de geólogos foi acionada para tentar identificar a embarcação. À época, pesquisadores suspeitavam que os materiais encontrados eram restos do veleiro Krestel, que naufragou na mesma região em 1895.
Arqueólogo diz que 'navio misterioso' revela mais detalhes a cada recuo da maré
Lua cheia faz maré baixar e revelar destroços de 'navio fantasma' encalhado há mais de 100 anos em Santos (SP)
Arquivo/Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Veleiro
De acordo com uma publicação da época, o encalhe do Krestel ocorreu devido à ausência de um capitão a bordo. Uma ventania arrastou a embarcação até a praia, e um rebocador que navegava pela barra da cidade ainda tentou o resgate, sem sucesso.
Durante uma sondagem com sonar, um objeto metálico de seis metros de comprimento foi localizado dentro da embarcação. Inicialmente, o grupo de pesquisa cogitou que poderia se tratar de uma caldeira ou até mesmo de um canhão, mas ambas as hipóteses foram descartadas.
Quadro pintado em Londres revela o veleiro Kestrel, que encalhou em Santos
Reprodução
As imagens mostraram, ainda, que a proa do navio (parte frontal) está na direção de São Vicente e que a popa (parte traseira) está próxima ao canal 5, mas que não encosta ou passa por baixo da estrutura, construída em 1927.
Realidade aumentada revela 'navio fantasma' encalhado há mais de 100 anos
Veleiro foi estudado
Uma reportagem da TV Tribuna, afiliada da Globo, mostrou detalhes sobre um estudo realizado por pesquisadores para a descoberta da embarcação que apareceu na Praia do Embaré, em Santos. Confira abaixo:
Destroços de embarcação encalhada em Santos podem ser de antigo veleiro inglês
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos