Porto de Santos estende desconto para embarcações menos poluentes e já abriu mão de R$ 40,6 milhões
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Porto de Santos (SP) prorroga desconto ambiental para 'navios verdes' com menor emissão de poluentes.
Divulgação/APS
A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou por mais 90 dias -- até março -- o desconto tarifário concedido às embarcações conhecidas como “navios verdes”, que apresentam menor emissão de gases poluentes. A medida, vigente desde 2023, busca estimular práticas sustentáveis no maior porto da América Sul.
Os descontos podem chegar a 15% para embarcações com boa pontuação no Índice Ambiental de Navios, da Organização Marítima Internacional (IMO). O benefício incide sobre tarifas de uso das infraestruturas de acesso aquaviário, calculadas por tonelagem de porte bruto.
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O transporte marítimo responde por cerca de 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), segundo a IMO.
A iniciativa da APS faz parte da estratégia de combate ao risco climático e contribui para as metas do Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global a 1,5°C. Desde 2023, a administração já deixou de arrecadar R$ 40,6 mi para incentivar práticas ambientais, sendo R$ 16,8 mi apenas em 2025.
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Como funciona o desconto
As embarcações são avaliadas pelo Environmental Ship Index (ESI), que atribui notas de 0 a 100 com base em tecnologias e combustíveis capazes de reduzir emissões de óxido de nitrogênio (NOX) e óxido de enxofre (SOX) além das exigências mínimas. Veja os descontos:
💲15% de desconto — score entre 71 e 100
💲10% — score entre 51 e 70
💲5% — score entre 31 e 50
💲Sem desconto — até 30 pontos
Canal do Porto de Santos: Navio e balsa
Arquivo AT
🚢🌱Avanço da transição energética
Para viabilizar a descarbonização, os portos devem atuar em três frentes: eficiência logística, biocombustíveis e fornecimento de energia elétrica renovável.
Veja abaixo algumas das ações no Porto de Santos:
Ações
🌎Planejamento ambiental
Contrato firmado com a Fundação Valenciaport para a elaboração de dois estudos: o Plano de Descarbonização, que definirá diretrizes e metas para reduzir emissões em todo o complexo portuário. E o Plano Diretor Energético (PDE), que irá orientar a transição do Porto de Santos dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas.
🔋Energia e eletrificação
Projeto de eletrificação do cais desde 2024, usando energia da Usina de Itatinga. Cerca de 20 rebocadores já são abastecidos com energia renovável. Há também estudos para repotencializar a usina e produzir hidrogênio verde.
🌫️ Gestão das emissões
A instituição elabora anualmente seu inventário de gases de efeito estufa (GEE) utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, homologada por diretrizes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Porto de Santos (SP) registra recorde de movimentação de cargas em setembro de 2025.
Divulgação/APS
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