Santos fica em 5º lugar entre as melhores cidades em sustentabilidade de SP; veja o ranking
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Santos foi a cidade da Baixada Santista com a melhor colocação no ranking ambiental do estado
Henrique Teixeira e divulgação
Santos, Cubatão, Praia Grande, Bertioga e Itanhaém, no litoral de São Paulo, receberam o certificado do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo do estado de São Paulo. Os municípios são classificados de acordo com as políticas públicas de preservação e sustentabilidade específicas. Santos foi o município que apresentou a melhor performance e a maior nota dentre as cidades da Baixada Santista.
O PMVA, criado em 2007, classifica cidades critérios de pontuação que vão de 0 a 100. Para receber a certificação, a cidade precisa ter uma pontuação acima de 75. A cidades que obtiveram de 50 a 75 pontos são classificadas como qualificadas. Já as cidades abaixo de 50 pontos são consideradas apenas participantes.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Santos foi a cidade da Baixada Santista com maior classificação no ranking, com 93 pontos, ficando em 5º lugar no grupo 4, que inclui cidades de 100 mil a 499 mil habitantes. No grupo 3, com cidades de 50 mil a 99 mil habitantes, Bertioga também ficou em 5º lugar, com 85 pontos.
Itanhaém conquistou o certificado PMVA pela 11ª consecutiva, ficando em 12º lugar com 85 pontos. Outro destaque da região foi Cubatão, que pela primeira vez recebeu o certificado. A cidade alcançou 80 pontos e ficou em 17º lugar.
São Vicente, Guarujá e Peruíbe participaram, mas não atingiram a pontuação mínima para serem qualificadas.
Confira a colocação das cidades da Baixada Santista:
Grupo 3 - 50 mil a 99 mil habitantes
5º: Bertioga - 85 pontos
38º: Peruíbe - 29.25 pontos
Grupo 4 - 100 mil a 499 mil habitantes
5º: Santos - 93 pontos
12º: Itanhém - 85 pontos
17º: Cubatão - 80 pontos
19º: Praia Grande - 77.5 pontos
39º: Guarujá - 49.5 pontos
52º: São Vicente - 28.25 pontos
A divulgação do ranking foi realizada nesta terça-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para avaliar a classificação de cada cidade, são consideradas dez diretivas. Confira abaixo:
Governança Ambiental (GA)
Adaptação às Mudanças Climáticas (MC)
Educação Ambiental (EA)
Saneamento Básico - Água, Esgoto e Drenagem (SB)
Resíduos Sólidos (RS)
Qualidade do Ar e Mitigação de GEE (QA)
Biodiversidade (BIO)
Arborização Urbana (AU)
Recursos Hídricos (RH)
Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).
Veja também:
Durante a COP30, conferência climática que aconteceu em Belém (PA), Cubatão, que já foi considerada a cidade mais poluída do mundo, apresentou projetos ambientais e foi o único município do Estado de São Paulo presente no evento. Confira abaixo:
Cubatão apresenta projetos ambientais em painel exclusivo na COP 30