São Vicente inaugura espaço de acolhimento para jovens em vulnerabilidade social
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Espaço Novo Começo fica no bairro Itararé, em São Vicente
Reprodução/Prefeitura de São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, inaugurou o Espaço Novo Começo, um lugar de acolhimento para jovens entre 18 e 21 anos, em vulnerabilidade social e vínculos familiares fragilizados.
Segundo a administração municipal, o local é destinado para jovens que estão deixando abrigos e instituições de acolhimento. O espaço funciona como uma república, onde os jovens viverão de forma comunitária, com acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais e equipe técnica.
A unidade faz parte da Proteção Social Especial de Alta Complexidade e fica localizada na Rua Coaracy Paranhos, 51, no Itararé.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Para ingressar, é necessário encaminhamento da rede socioassistencial do município ou pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Após avaliação técnica, os jovens são orientados para a transição entre o antigo lugar de acolhimento e o Espaço Novo Começo.
Como irá funcionar?
A república para jovens oferece apoio para inserção na sociedade, com acompanhamento psicossocial, orientação socioassistencial, além de educação, qualificação profissional, saúde e inclusão social.
A permanência é permitida por três anos. Após completar 21 anos, é realizada uma transição de até seis meses, com acompanhamento e orientação socioassistencial, de acordo com a prefeitura. A ideia é que a pessoa desenvolva um projeto de vida, com metas voltadas à autonomia.
A estrutura do Espaço Novo Começo tem capacidade de atendimento para até seis jovens, incluindo dois quartos, três banheiros, sala de convivência, sala técnica, cozinha e área de lazer.
“Nosso trabalho é cuidar das pessoas. São jovens que completam a maioridade dentro do abrigo e, de repente, precisam saber para onde vão. Este espaço oferece cuidado, acolhimento e autonomia para que eles possam dar um salto em direção ao futuro”, ressaltou o prefeito Kayo Amado, em nota divulgada pela prefeitura.
República para jovens foi inaugurada na segunda-feira (26)
Reprodução/Prefeitura de São Vicente