Vídeo mostra sequestro de caminhoneiro que levou polícia a suspeitos de roubos de carga
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Câmeras de monitoramento flagraram sequestro de motorista em Santos, SP
Imagens de monitoramento obtidas pela Polícia Civil flagraram o sequestro de um caminhoneiro em Santos (SP), no litoral de São Paullo (veja as imagens acima). O caso deu início a uma investigação e culminou com a prisão de dois suspeitos de integrar uma quadrilha especializada na adulteração de veículos, usados em roubos de carga, no litoral de São Paulo.
Dois suspeitos de 39 e 42 anos foram presos por participação no crime, mas acabaram liberados pela Justiça após o pagamento de fiança, na última quarta-feira (22) (veja detalhes abaixo). Eles teriam envolvimento no sequestro do caminhoneiro, no dia 25 de setembro.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A investigação da Delegacia de Cubatão, conduzida pelo delegado Fernando Henrique Faria, conseguiu obter imagens das câmeras que flagraram o sequestro da vítima. O registro mostra que o homem foi abordado pelos suspeitos a pé, na Avenida Conselheiro Nébias, por volta das 23h50, e colocado no próprio caminhão.
Suspeitos sequestraram caminhoneiro e roubaram carga de fertilizantes em Santos, SP
Polícia Civil
Já na madrugada do dia 26, outras câmeras flagraram um caminhão usado pelos criminosos, engatado com a carreta recém roubada, trafegando por Cubatão, antes de seguir em direção à capital paulista. O caminhoneiro foi liberado, no mesmo dia, também em Cubatão. Já a carreta foi encontrada em Campinas (SP), já descarregada.
Outra câmera de monitoramento flagrou os suspeitos, minutos antes do crime, realizando um "reconhecimento da área" antes da ação criminosa. Para ir até o local, eles utilizaram o veículo cinza que foi posteriormente apreendido com um dos suspeitos.
Suspeitos foram presos com caminhão utilizado em sequestro de caminhoneiro
Polícia Civil
Detidos
A partir das imagens, a Polícia Civil representou por mandados de busca e apreensão contra os dois suspeitos. Eles foram encontrados em um imóvel em São Vicente, na terça-feira (21), com o caminhão utilizado no crime.
Além disso, havia uma carreta com o chassi adulterado, peças de caminhões, ferramentas, uma máquina de solda e dois celulares no local. A Polícia Civil concluiu que o imóvel funcionava como ponto comercial da quadrilha para adulteração de veículos.
Carro utilizado no crime e carreta roubada também foram apreendidos em Cubatão
Polícia Civil
Ainda conforme a investigação, os veículos adulterados no local eram utilizados em novos roubos de cargas. Os suspeitos responderão por receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa. Eles foram detidos em flagrante e acabaram sendo liberados pela Justiça após pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil cada um.
Medidas cautelares
Dupla é presa e polícia desmonta esquema de adulteração de veículos usados em roubos
Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que os suspeitos deverão comparecer bimestralmente em juízo para informar e justificar suas atividades, e estão proibidos de sair do município ou mudar de domicílio sem autorização prévia.
Câmeras de monitoramento flagraram sequestro de caminhoneiro no litoral de SP
Polícia Civil
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos